Buscar
  • Izabel Pariz

Como largar tudo para viver da arte

Atualizado: 11 de Abr de 2019

Quando decidi entrar no mercado de arte, não foi da noite para o dia. Eu era professora de Espanhol (e também já fui de Português e Inglês básico), em escolas particulares. Enquanto tinha meu ofício, praticava pintura sobre telas nas horas vagas apenas como hobby uma vez por semana em um curso de arte. As coisas foram acontecendo: participei de exposições regionais (e depois internacionais) e também fui divulgando minhas obras, bem aos poucos (e despretensiosamente), nas redes sociais - quando ainda existia o Orkut. Mas, mesmo assim, não via isso como um trabalho.




Foram surgindo as primeiras encomendas. Dava aulas e, ao mesmo tempo, trabalhava com as telas. Com o passar do tempo, notei que os ganhos financeiros com as artes eram equivalentes aos ganhos como professora (e até maiores). Sem contar que, trabalhando em meu próprio negócio, eu não tinha estresse, horários determinados e nem patrão. Enfim, tive a decisão de optar pela carreira artística que era tudo o que eu mais queria.


Como saber a hora de partir para a carreira de artista?

Se você tem um emprego fixo, mas possui uma habilidade ou vontade de trabalhar com a arte, meu conselho é: você não precisa largar tudo precipitadamente para viver seu sonho. A atitude mais sensata é experimentar a atividade artística como um trabalho paralelo. Faça isso nas horas vagas, assim como eu fiz. Com o passar do tempo, você mesmo observará se valerá a pena fazer essa mudança radical a partir da demanda e do retorno financeiro.


Dica:

Nenhuma carreira engrena de verdade sem investimentos e sem dedicação. Mesmo que você precise tratá-la como um segundo emprego, procure participar de vernissages para ter um currículo interessante, divulgue nas redes sociais, faça um blog, e, se possível, crie um site ou loja virtual. Não espere que nada venha fácil (porque pra mim não foi). Mostre seu talento. Toda divulgação que é feita com consistência (frequência) e estratégias adequadas produz resultados.

Em praticamente tudo na vida, é preciso paciência e perseverança. Não é com um estalar de dedos que você irá se tornar um artista bem-sucedido. Por isso é que não se deve decidir tudo na "loucura". Seja prudente. Mas uma coisa eu posso afirmar: viver da arte no Brasil não é impossível!






431 visualizações

©Izabel Pariz 2019. Todos os direitos reservados.

  • Instagram Izabel Pariz
  • Canal Izabel Pariz
  • Twitter Izabel Pariz
  • Facebook Izabel Pariz

Conteúdo licenciado por Creative Commons License. As obras de arte e todo o conteúdo do site possuem direitos autorais. 

Home

 

Sobre

 

Galeria

 

Projetos

Ebook