Buscar
  • Izabel Pariz

Dicas de 5 livros sobre arte para você se inspirar


Sou uma leitora assídua. Amo livros desde criança! Ao longo da minha vida, já li centenas. Ficção, suspense, contos, negócios, economia, etc. Uma infinidade de assuntos! Mas como trabalho com arte, tenho pesquisado muito sobre livros dessa categoria, ultimamente. Acho que valerá muito a pena uma aquisição para a carreira. E acredito que valerá a pena também para quem não é artista. Espero que essas leituras possam lhe inspirar e lhe agregar conhecimento (também quero logo!). Vai aí uma listinha de desejos para essa época de isolamento:




Tudo sobre Arte

Abrangente e informativo, Tudo sobre arte será seu guia pelas imagens mais importantes de todos os tempos - aquelas que encontramos ao visitar museus, folhear jornais e revistas ou olhar para a capa de um romance. Organizado cronologicamente e repleto de ícones que encantaram o mundo, este livro traça um panorama da evolução artística em seus mais importantes estilos e movimentos, apresentando as obras emblemáticas da pintura, da escultura, da arte conceitual e da performática, além de análises detalhadas que facilitam sua compreensão.

● Contém mais de 1.100 ilustrações coloridas de obras-primas.

● Abrange todos os gêneros artísticos, da pintura e escultura tradicionais à arte contemporânea.

● Traz a cronologia dos principais acontecimentos, o que ajuda o leitor a compreender o contexto sociocultural da época em que as obras foram criadas.

● Apresenta a história da arte de maneira acessível, numa diagramação que facilita a leitura.


Clique aqui para comprar o livro "Tudo sobre arte"





A vida secreta das obras de arte: Histórias desaforadas e verídicas sobre grandes artistas e museus

Ao contrário do que muitos acreditam, os artistas não foram santos imaculados ou gênios bem-sucedidos: Michelangelo subiu na carreira depois de fazer uma falsificação e os serviços de Leonardo da Vinci foram rejeitados em diversas ocasiões — e por bons motivos. Picasso, que ajudou a consagrar a pomba branca da paz, foi um admirador público de Josef Stálin. E, por falar em sympathy for the devil, Salvador Dalí, autor de quadros surrealistas aparentemente inocentes, nutria uma descarada admiração por Adolf Hitler.


Depois de ler este livro, você nunca mais vai pensar nos museus como antes, pois vai descobrir que muitos deles tornaram-se franquias de luxo e entretenimento. Que suas obras podem ter sido roubadas em escavações clandestinas e que algumas delas talvez sejam falsificações mais recentes.


Clique aqui para comprar o livro "A vida secreta das obras de arte: Histórias desaforadas e verídicas sobre grandes artistas e museus"

(Estou curiosíssima pra ler esse!)





Arte Como Experiência

Resultado de uma série de palestras seminais ministradas por John Dewey na Harvard University, "Arte como experiência" foi publicado pela primeira vez em 1934 e, desde então, é considerado o trabalho mais renomado de um filósofo norte-americano a respeito da estrutura formal das artes e de seu impacto sobre o espectador, leitor ou ouvinte. Segundo Dewey, a experiência, essa negociação consciente entre o eu e o mundo, é uma característica irredutível da vida, e não há experiência mais intensa do que na arte. O objeto artístico, por si só, não existe até ser presentificado pelo observador, que, segundo seus próprios interesses, recriará o processo de seleção, simplificação, iluminação e condensação empregado pelo artista para só então perceber e aceitar o objeto como obra de arte.


Clique aqui para comprar o livro "Arte como experiência"





O caminho do artista

Considerado a bíblia da criatividade, O caminho do artista já vendeu 4 milhões de livros no mundo. “Este livro é uma ferramenta muito valiosa para quem deseja se conectar com a própria criatividade.” – Martin Scorsese. O caminho do artista reúne uma série de exercícios, reflexões e ferramentas para ajudar você a despertar sua criatividade, recuperar a autoconfiança e se livrar dos bloqueios criativos. Organizadas num programa de 12 semanas, essas técnicas vão guiá-lo por uma viagem de autodescoberta, ajudando-o a enfrentar seus medos, crenças e inseguranças – os maiores obstáculos para quem deseja expressar qualquer forma de arte. Este livro desmistifica a ideia de que o processo criativo precisa ser sofrido e extenuante, embora ele requeira uma boa dose de persistência e prática. Com este método, você vai aprender a abandonar as desculpas que o impedem de transformar suas ideias em realidade. Você vai descobrir como criar com mais liberdade e menos autocrítica, usando de forma consciente o potencial criativo que estava represado até agora. Conheça alguns conceitos apresentados aqui: • Páginas matinais: Você deve escrever três páginas por dia, com pensamentos em livre associação. Isso vai reforçar sua prática e diminuir a força da sua crítica interna. • Encontro com o artista: Tire um tempo para si mesmo, aproveitando esses momentos para fazer algo que aguce sua imaginação. • O artista-sombra: Muitas pessoas escondem seu talento e vivem à sombra de outros artistas ou escolhem trabalhos próximos à carreira artística desejada, como jornalistas que sonham ser escritores. • Criatividade x Espiritualidade: Em última análise, o caminho do artista é um caminho espiritual, pois nos leva a entrar em contato com nosso eu mais profundo e a nos tornar pessoas (e não apenas artistas) melhores. Esta é uma obra fundamental para escritores, poetas, pintores, músicos e qualquer pessoa que deseje trazer um pouco mais de inspiração à sua vida.


Clique aqui para comprar o livro "O caminho do artista"





Pense como um artista ...e tenha uma vida mais criativa e produtiva

A sabedoria e o pensamento criativo dos grandes artistas, de Da Vinci a Ai Weiwei, que podem ajudar a transformar sua vida. Como editor de artes da BBC, Will Gompertz entrevistou e conviveu com muitos dos maiores artistas, diretores, escritores, músicos, atores, designers e pensadores criativos do mundo. E descobriu uma série de traços comuns a todos eles: práticas e processos básicos que estimulam e permitem que seus talentos floresçam. Combinando história da arte e estratégias criativas num livro realmente inspirador, o autor nos convoca a adotar esses processos e práticas. E ensina que, não importa nossa área de atuação, eles podem nos ajudar a alcançar coisas extraordinárias também. Usando como exemplo diversos artistas consagrados entre eles Michelangelo, Van Gogh, Duchamp, Picasso, Andy Warhol, Ai Weiwei e Marina Abramovic, Gompertz trata de criatividade, autoconfiança e persistência. E mostra que para ser bem-sucedido mesmo o mais genial e revolucionário dos artistas precisou, e precisa, pensar diferente, fazer diferente, confiar em si mesmo, ser empreendedor e seguir em frente. Então, pense como um artista e... Seja curioso de verdade: a descoberta das lentes ópticas por Caravaggio mudou a arte para sempre; Pense no contexto mais amplo e no detalhe mínimo: Turner transformou uma obra-prima com uma pequena pincelada de tinta vermelha. Seja empreendedor: como Andy Warhol e Damien Hirst, faça da criatividade seu bem mais valioso; E não tenha medo de errar. É quase sempre o plano B que dá certo: Mondrian passou anos pintando árvores antes de se tornar um mestre da abstração. "Will Gompertz é o melhor professor que você já teve." The Guardian.


Clique aqui para comprar o livro "Pense como um artista ...e tenha uma vida mais criativa e produtiva"

(Esse também me deixou muito curiosa!)



Depois me conte nos comentários o que achou das inspirações ou se tem alguma indicação também.


290 visualizações

©Izabel Pariz 2020. Todos os direitos reservados.

  • Spotify - Black Circle
  • Preto Ícone Instagram
  • YouTube - Black Circle
  • Preto Ícone Facebook
  • TikTok

Conteúdo licenciado por Creative Commons License. As obras de arte e todo o conteúdo do site possuem direitos autorais. 

Home

 

Sobre

 

Galeria

 

Projetos

Ebook